top of page
istockphoto-474903441-612x612.jpg
img_000233.jpg
logo-decada.png

OFICINA DE DESENHO:  
SEMANA DO
AUTISMO

   2019

SOBRE

"É preciso conscientizar a comunidade que os autistas têm suas limitações, mas podem ter o seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades, nas escolas, nos grupos sociais e em outros lugares que as pessoas autistas já conquistaram. A sociedade não pode mais alimentar a ideia que a pessoa autista é um coitadinho. "

- Rita de Cássia Assis Moraes

Consubstancialmente à carreira artística, o engajamento nas causas sociais sempre foi algo que me levou a buscar compreender os desafios de certas classes, condições, crenças, lutas e motivações que levam as pessoas a se mobilizarem em certas causas. 

Eis que surge um convite do Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar - CEAPEM, sob a direção de Neuza Maria Mattos Almeida, para a possibilidade de incluir na programação da Semana de Conscientização Sobre o Autismo, evento realizado pela entidade, uma Oficina de Desenho para algumas crianças com o transtorno do espectro do autismo. O desafio inicial foi, diante do meu leigo conhecimento, criar uma metodologia para oferecer uma atividade artística que respeitasse acima de tudo as peculiaridades expressivas dos alunos diante de tal condição, mas, entendendo que todos eles teriam o mesmo (talvez, até mais)  potencial criativo que uma criança ou jovem sem esse transtorno tivesse.  Foi então que conheci Rita de Cássia Assis Moraes, na época Assistente Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e quem se tornaria seria a pessoa a guiar o meu plano de aula dentro da realidade destas crianças e jovens além de me mostrar a importância da conscientização sobre o TEA - Transtorno do Espectro do Autismo.  

Assim, em abril de 2019 realizamos a oficina  no espaço externo da sede da Secretaria de Educação e Cultura. Lá, senti-me mais aluno do que professor, aprendendo mutuamente com as crianças e os jovens e admirando também tanto os esforços e zelo dos profissionais do CEAPEM em atende-los como do carinho e dedicação dos pais que participaram junto com seus filhos na atividade. Não é pieguice alguma da minha parte em reconhecer esta oficina como a mais enriquecedora experiência que já participei.

 

Pouco tempo depois, Rita me procurou levando consigo algumas pastas com os desenhos do jovem Gabriel Mendes Luiz, um dos participantes da oficina, buscando uma opinião sobre os trabalhos que ela julgava ser diferente e único. E de fato era. Não precisou de muito esforço para ver todo o talento do garoto, numa linguagem artística própria, ou poética como chamamos na arte. Essa poética era simples e pessoal, com formas básicas e desenhadas ricamente nos detalhes mesmo nas ilustrações pequenas, algumas chegando a ter a medida de 02X02 cm. Além disso, alguns trabalhos apresentava todos os elementos dos quadrinhos tais como sequencia narrativa, linhas cinéticas, metáforas visuais, enquadramentos e muito mais em ilustrações feitas quando ele ainda era uma criança de 07 anos. 

 

A ideia inicial de Rita era que oferecesse uma orientação ao jovem artista, mas, ao invés de qualquer atividade de forma passiva, decidi propor uma experiência de forma ativa, onde ele estaria revelando seu talento para o público, então, juntos, criamos a exposição "A Magia Vive do Lado de Dentro" diretamente da Casa da Cultura Cícero Marques. A exposição conteve trabalhos impressos e ampliados para o público perceber os detalhes mesmo nas obras mais minúsculas  ( o que foi uma surpresa até mesmo para o artista) ,bem como, as pastas com as obras originais, vários esboços e estudos de personagens e cenas. A Escola Municipal Dom Silvio Maria Dário, escola do artista, fez uma noite de homenagem ao Gabriel que incluiu uma pequena explanação, eu sobre a linguagem visual e quadrinistica das artes de Gabriel e Rita sobre a importância da conscientização sobre o autismo e inclusão. Pra encerrar a noite, a apresentação do próprio artista Gabriel acompanhado de seus pais que emocionou a todos.

Em Itapeva, 40 crianças são atendidas pelo Ceapem – Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar. Elas recebem um acompanhamento pedagógico, desenvolvendo habilidades para a vida em sociedade. E deixo aqui o convite para que todos conheçam e apoiem o trabalho deles:

Endereço: Avenida Cel Acacio Piedade, 809

Centro-  Itapeva - SP

CEP: 18400-180.

Fone: (15) 3521-1047.

Email para contato: ceapem@itapeva.sp.gov.br.

 

sede.jpg
externo.jpg
Prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do espaço externo, 2019-2020
Foto: Imagens da Internet
4ce3c3d3674e07150faa258b8143a2dd.jpeg
Prédio atual do Centro de Apoio Pedagogico Multidisciplinar - CEAPEM  2022
Foto: Imagens da Internet
OFICINA DE DESENHO - SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE  O AUTISMO
DATA: 04 de abril de 2019
PERÍODOMatutino VAGAS:  10 participantes
LOCAL: Espaço externo da Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Itapeva/SP.

GALERIA

OFICINA DE DESENHO 

MATERIAIS
ESPECIAIS

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - EXPOSIÇÃO "A MAGIA VIVE DO LADO DE DENTRO"
de GABRIEL MENDES LUIZ
cartaz.JPG
IMG-20201101-WA0004.jpg
IMG-20201101-WA0002.jpg
itanews_gabriel_01.jpg
ARTES DE GABRIEL MENDES LUIZ
bottom of page